Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Tecnologia
Segurança digital

WhatsApp cria alerta para tentar frear roubos e fraudes

Aplicativo de mensagens começou a alertar usuários para não compartilhar código
20/05/2019 21:50 20/05/2019 21:51

Foto por: Arquivo/GES
Descrição da foto: WhatsApp está sendo usado para golpes
Uma medida que pode parecer inócua é uma das tentativas do WhatsApp de frear um golpe que está se multiplicando rapidamente e que já fez vítimas na região nas últimas semanas. A clonagem de contas de WhatsApp pode expor dados importantes do usuário e já foi usada para roubos. Um criminoso clona a conta de WhatsApp de um usuário; modifica senhas e configurações para que o usuário legítimo não acesse mais; então, começa a distribuir, por exemplo, pedidos de empréstimo para contatos da lista. Alguns caem, pensando ser o usuário roubado, e o golpe, assim, lesa todo mundo.

Cada vez que o usuário muda de aparelho e habilita uma versão do App em um celular novo, ele recebe por SMS uma mensagem com um código numérico de confirmação, que deve digitar no aplicativo para habilitá-lo. O problema é que os golpistas estavam obtendo este código pedindo que usuários os enviassem para uma suposta assistência técnica, o que permitia que o Whats fosse clonado.

Agora, para evitar que usuários caiam nesse golpe, o Whats acrescentou na mensagem SMS um alerta: "Não compartilhe este código com ninguém."

Embora a medida pareça simples, o Whats acredita que possa ajudar usuários inexperientes, que são as maiores vítimas do golpe. Outras medidas de segurança também estão sendo adotadas.

Correio de Gravataí

Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE