Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Motores
Mercado

Ka FreeStyle chega em meados de julho

Modelo é classificado como SUV compacto pela Ford, mas está mais para aventureiro leve
01/02/2018 15:19 01/02/2018 17:41


São Paulo - Uma nova versão do Ka chegará ao mercado em meados de julho deste ano: a FreeStyle, que também antecipa o primeiro facelift do modelo nesta geração. Classificado pela Ford como um ‘‘SUV compacto’’, o FreeStyle entretanto está mais para aventureiro leve e não aposenta a versão Trail. Seus preços não foram divulgados, mas deverão ficar um pouco acima da atual topo de linha do Ka hatch, a SEL, que custa R$ 56,78 mil. Baseado nisso, dá para arriscar que seu preço inicial poderá ser de R$ 59,99 mil.


O modelo foi apresentado em evento repelto de mistério no último dia 31 na capital paulista. Até o carro descer de uma plataforma de cabos de aço no palco do Teatro Santander, ninguém tinha muita certeza do que estava por vir. As únicas pistas era de que se tratava de um ‘‘SUV compacto global’’. Para reforçar essa ideia de SUV, pega emprestado o sobrenome FreeStylem versão de grande sucesso na linha EcoSport.

Dentro das opções aventureiras da montadora, o novo carro ficará posicionado entre o Ka Trail (que custa R$ 48,88 mil com motor 1.0 e R$ 53,08 mil com propulsor 1.5) e o EcoSport, que também acaba de ganhar uma nova versão, a Storm, por R$ 99,99 mil. Mas a diferença é que o modelo não deverá contar com a opção de motor 1.0, apenas o novo 1.5 de três cilindros já usado no EcoSport.

Visual


Modelo tem altura elevada do solo – a Ford não deu detalhes técnicos durante a apresentação estática – e vários itens diferenciados. A frente exibe uma grade ampla, para-choques encorpados e faróis com máscara negra e moldura cromada.

Moldura em C


Na traseira, o para-choque com moldura em “C” é complementado por apliques metálicos. O modelo conta ainda com rodas em liga-leve aro 15’’, rack de teto em alumínio e retrovisores com acabamento na cor Magnetic. A cor metálica marrom Trancoso apresentada no protótipo é outra novidade.


1.5 TiVCT Flex de 137 cv

Sai o motor 1.5 Flex de quatro cilindros, que gera 110 cv com álcool e 105 cv com gasolina, e entra o 1.5 TiVCT Flex de três cilindros desenvolve 137 cv com etanol e 130 cv com gasolina a 6.500 rpm e torque de 16,12 kgfm com etanol e 15,64 kgfm com gasolina a 4.500 rpm. Segundo a Ford, é o motor naturalmente aspirado com a maior potência específica do mercado: 91,5 cv/l.


Com construção de três cilindros, bloco e cabeçote em alumínio, segue a tendência de redução de peso e tamanho. Entre suas vantagens técnicas estão as velas de ignição centralizadas na câmara de combustão para a melhor eficiência, bomba de óleo variável que regula a pressão interna, duplo comando variável de válvulas na admissão e no escape e o sistema de partida a frio patenteado pela Ford com o nome  Easy Start (que dispensa o reservatório auxiliar de gasolina para partida quando abastecido com etanol).

Viagem a convite da Ford



Correio de Gravataí

Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE